"Foi amor à primeira vista!" - é assim que a Inês Ribeiro descreve a sua ligação com a Helen Doron. Após as primeiras experiências percebeu que "nasceu para isto", sentimento que foi crescendo à medida que ficou mais confortável com o método e com os alunos.
Hoje é coordenadora pedagógica na Helen Doron Odivelas, mas o seu maior exemplo está bem próximo: são as experiências e os resultados que vê e sente com o filho que tornam tão evidentes as vantagens de aprender inglês com a Helen Doron.
Uma enriquecedora conversa para ler com atenção e partilhar 😉
Fast bio
- Nome: Inês Ribeiro
- Idade: 29
- Residência: Odivelas, Portugal
- Funções Helen Doron: Coordenadora Pedagógica
- N. de Anos: 3,5
Como é que o inglês entrou na tua vida?
Lembro-me de ser criança e de ter umas cassetes VHS 🙈que ensinavam inglês através de canções e imagens, e de andar pela casa a cantarolar e a tentar ensinar inglês aos meus pais.
Mais tarde, com 9 anos, os meus pais decidiram inscrever-me numa escola de inglês, para me proporcionar algum avanço antes de iniciar o 5º ano.
Na altura a Helen Doron ainda não tinha chegado a Portugal, mas ainda assim foi um importante head start, pois ao longo de toda a minha vida escolar sempre tive excelentes notas a inglês, para além de ser a minha disciplina favorita.
Como foi a descoberta da Helen Doron? Qual o teu percurso de vida até te "apaixonares" pela Helen Doron English?
Sempre soube que queria estar ligada ao ensino, à educação, às salas de aula. Depois de um mestrado em Psicologia Educacional, deparei-me com um mercado de trabalho onde não me encaixava.
A paixão pelo inglês continuava lá, e cheguei a trabalhar em centros de estudos e a dar explicações, até que conheci a Helen Doron Odivelas.
No processo de recrutamento fui observar algumas aulas, para conhecer o método e perceber se me imaginava naquele papel. Foi amor à primeira vista! Nunca tinha visto nada assim.
A primeira coisa que me chamou à atenção foi o ambiente descontraído e positivo que se sente nas salas de aula.
Depois fiquei maravilhada com a confiança e à vontade com que as crianças falavam em inglês e respondiam à professora, usando um vocabulário bastante avançado para aquilo que eu esperava. É algo que me apaixona até hoje.
O que mais te entusiasma no método Helen Doron English?
A naturalidade com que as crianças apreendem a língua de forma integrada, enquanto se divertem, tendo esse divertimento como centro da sua atenção em vez de a aprendizagem em si.
Ou seja, acho que o que diferencia o método é o facto de não ser necessário os alunos saberem que o objetivo é aprender,
ou fazerem qualquer tipo de esforço consciente para memorizar o que quer que seja, decorrendo a aprendizagem de forma subliminar e profunda, enraizando-se na estrutura cognitiva dos alunos enquanto estes desenvolvem também aptidões sociais e emocionais.
Numa frase, o que mais me entusiasma no método Helen Doron English é aquilo que o diferencia fundamentalmente: a capacidade de ensinar uma segunda língua replicando o método natural com que se adquire a língua materna.
Há quantos anos és professora? Qual foi o maior desafio que tiveste que superar nestes anos de ensino de inglês?
Comecei a dar aulas na Helen Doron em 2016 e o primeiro desafio que tive de superar foi o curso de formação – Teacher Training Course. Vários dias de uma formação muito intensa, em que mergulhamos de cabeça no mundo Helen Doron, das suas personagens, canções, episódios e histórias.
É uma formação muito rica em conteúdos teóricos, mas acima de tudo práticos. A sensação de superação e conquista no final é única, e apesar dos medos e receios quando comecei a dar aulas, nada paga o sentimento de “nasci para isto” que foi crescendo comigo à medida que fui ficando mais confortável com o método e com os alunos.
Qual o sucesso que mais te orgulhas teres atingido na Helen Doron?
O meu maior orgulho é poder comprovar com o meu próprio filho o quanto este método funciona.
Em setembro, com 15 meses, o Vasco ingressou no curso Baby’s Best Start. Desde aí tem sido maravilhoso assistir à sua evolução. Adora os materiais da aula, que estão perfeitamente adaptados à sua faixa etária, proporcionando um excelente equilíbrio entre a prática das capacidades que já possui e o incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades.
Já diz várias palavras em inglês, como hello, byebye, baby, sabe os números até 10 e esta semana aprendeu as cores green e blue. Claro que em casa fazemos a nossa parte, ouvimos os CDs do curso e vamos reforçando o vocabulário que aprendeu nas aulas, mas tenho de admitir que o mérito é do método e da professora 😃
Como é que o método Helen Doron English ajuda o processo de aprendizagem e facilita a vida dos professores?
De duas formas aparentemente opostas, mas que, na verdade, se complementam:
- em primeiro lugar, baseando-se em conhecimentos científicos fortes sobre o desenvolvimento cognitivo e linguístico, o método consegue ter uma sólida base teórica que consegue transmitir aos seus professores, de forma que estes consigam incorporá-los e usá-los conscientemente nas suas aulas – que, por estarem à partida planeadas ao pormenor, os deixam à vontade com a sua preparação;
- por outro lado, ao ser tão baseado na realidade, num conhecimento profundo de como uma língua se adquire, e por se tentar aproximar o mais possível do método natural da aquisição de uma língua materna, permite que esse conhecimento teórico se torne, não um salto, mas um regresso a um comportamento intuitivo e fluído: aprendemos a fazer o que já sabemos fazer, e ensinamos os nossos alunos como ensinamos, sem pensar, os nossos filhos.
Que sonhos tens por realizar com a Helen Doron?
Ajudar esta marca a crescer e chegar a cada vez mais crianças e jovens. Acredito que o empurrão inicial que os meus pais me deram aos 9 anos me ajudou a chegar até aqui, por isso só posso imaginar que o futuro dos nossos alunos será também brilhante e cheio de oportunidades. Talvez, quem sabe, um dia possa até ter o meu próprio franchising Helen Doron...