Não é segredo para ninguém que a resposta aos desafios de qualquer negócio está nas pessoas. E pessoas felizes riem mais, interagem mais, cativam mais... no final do dia, produzem mais.
Como tal, quando as ouvimos e elogiamos, as motivamos e formamos, as envolvemos e damos protagonismo, conseguimos melhores resultados.
É por isso que acredito que equipas felizes são um fator fundamental para o sucesso!
Novos Desafios Exigem Novas Abordagens
“As Pessoas que se sentem bem consigo próprias obtêm bons Resultados”
Esta citação dos autores Ken Blanchard e Dr. Spencer Johnson foi a minha inspiração para a gestão de recursos humanos nos últimos anos.
Com efeito, as características do mundo moderno em que vivemos obrigaram a várias alterações nos modelos de liderança e gestão das empresas. Tendencialmente assistimos à passagem de um modelo vertical, uma gestão diretiva e apenas centrada em resultados, para uma gestão colaborativa e envolvente.
A este "novo" contexto acrescem alterações nos clientes a que há que dar resposta:
- Clientes com menos tempo disponível;
- Clientes com maior acesso e a mais opções disponíveis;
- Clientes mais informados e mais exigentes;
- Clientes que procuram resultados rápidos e eficazes;
- Clientes que procuram serviços mais personalizados e familiares.
Por outro lado, também o mercado de trabalho se alterou. Estamos num momento de baixo desemprego, mão de obra bastante mais qualificada, mais exigente e com maiores expectativas.
Vivemos num mundo em que todos querem ser empresários, todos são empreendedores e a constante mobilidade profissional é quase uma obsessão.
O Sucesso Combina Resultados e Pessoas
Face a estes desafios como é possível manter um negócio e alcançar o sucesso?
Não havendo fórmulas mágicas, acredito que a solução está na combinação dos dois fatores fundamentais: resultados e pessoas. São inseparáveis e têm de coexistir em sintonia.
Na realidade na Helen Doron Portugal tenho enfrentado desafios intensos: a gestão de uma vasta rede de franchisados, a gestão direta de equipas da Helen Doron Odivelas e na mais recente formação direta da equipa da Helen Doron Aveiro.
No entanto, apesar de as características de cada desafio serem distintas, os objetivos são os mesmos: todos querem crescer e todos querem estar satisfeitos e motivados com o que fazem.
O segredo está em encontrar um equilíbrio entre ser gestor, colega, ouvinte e exemplo.
Liderar pelo exemplo sempre foi um lema com o qual me identifico. Por isso, acredito que não devo exigir a ninguém algo que eu própria não fizesse, não tivesse já feito ou não estivesse disposta a fazer.
As principais medidas implementadas para garantir a motivação da equipa e atingir os objetivos propostos foram:
- Escutar as sugestões, reclamações, dificuldades e ajudar na solução dos problemas.
- Fazer reuniões de equipa com frequência, envolvendo todos os membros e implementando as suas ideias.
- Delegar e responsabilizar.
- Elogiar, dar feedback positivo sempre que possível e que considerar pertinente.
- Partilhar objetivos, sucessos, metas e celebrar em conjunto sempre que estes forem alcançados.
- Decidir e atuar. Ter coragem de tomar decisões difíceis, em prol do bom funcionamento da equipa e da empresa.
- Formar, investir na formação como ferramenta de inovação e motivação.
Uma equipa motivada e eficaz representa 80% do sucesso de uma unidade Helen Doron. Afinal, este é um negócio que prima pela excelência das suas aulas, pela qualidade dos professores e pela eficácia da metodologia. É nisto que pretendemos continuar a apostar: franchisados empreendedores e empenhados, professores capazes e motivados, resultados melhorados.