São sete anos de paixão e entrega, de dedicação e superação que marcam não só a história da rede de Centros de Inglês Helen Doron no nosso país como o percurso profissional e pessoal da Mariana Torres, master franchisor para Portugal da Helen Doron English.
Uma partilha dos desafios e das conquistas de uma jornada intensa, desafiante e enriquecedora. Mais que inglês, uma história de vida que nos inspira.
And so it All Began…
Em Fevereiro de 2012 a metodologia Helen Doron entrou na minha vida por puro acidente. Na mesma semana e por acaso encontrei um flyer no chão e cruzei-me com um anúncio online num site de franchising.
Tinha regressado há pouco tempo de Londres, onde vivi e estudei mais de um ano, e estava num impasse profissional. Havia apenas uma certeza:
queria abrir algo meu, gerir um negócio que causasse impacto nas pessoas e que contribuísse, de alguma forma, para o desenvolvimento de uma determinada comunidade.
Aquele flyer e anúncio despertaram-me imediatamente a atenção. Um método para aprender inglês a partir dos 3 meses? Uma metodologia que ensina inglês como se da língua materna se tratasse? Um negócio na área da educação e formação? Contactei a Master em vigor na altura, marquei uma reunião, assisti a duas aulas e na minha cabeça tornou-se claro: este seria o meu caminho!
Regressei a casa, investiguei a história da Helen Doron e a criação do método, estudei os casos e modelos de negócio possíveis e cada vez mais a paixão por esta marca e modelo começava a ganhar forma.
No entanto, apesar da minha determinação, os entraves não pararam de surgir. Iniciei o meu business plan que, por muitas contas que fizesse, só me dava valores negativos. Pedi opinião a várias pessoas - a mais importante à experiência empresarial de mais de 30 anos do meu Pai - e todas me diziam que as margens seriam curtas, o conceito estranho e difícil de vender a uma mentalidade ainda conservadora e os riscos bastante altos.
Nada Me Parou
Percebi desde muito cedo que o modelo de negócio teria de sofrer algumas alterações, que o número de Centros de Inglês em Portugal teria de aumentar, que o número de alunos por Centro teria de ser elevado e que a localização seria chave para o sucesso.
Foi assim que uma lisboeta de gema, criada no centro da cidade, foi parar às Colinas do Cruzeiro em Odivelas. Uma área que desconhecia, habitada por vários casais novos com filhos e com um número de escolas e ATL impressionante. Precisamente um mês depois da minha primeira reunião, abri o meu centro em Odivelas e, precisamente um ano depois, tornei-me Nacional Franchisor da marca em Portugal.
A abertura do Centro Helen Doron Odivelas foi um desafio enorme! Felizmente contei com o apoio incondicional da minha família que decidiu acreditar em mim e no meu sonho. Comecei do zero, numa zona geográfica que desconhecia por completo, à qual tive de me adaptar.
Fiz a formação de professores, comecei a dar aulas, algo também novo e que me obrigou a sair da minha zona de conforto. E, durante um ano, fui recepcionista, responsável pela limpeza, comercial, professora. Até que os números começaram (e continuam) a crescer.
Foi um ano exigente, em que trabalhei muitas horas por dia, não tive um único sábado livre durante um ano inteiro, mas foi, para além do desafio de Odivelas, o ano chave para o desenvolvimento da marca Helen Doron em Portugal.
Fazer tudo sozinha permitiu-me conhecer cada aspeto do negócio, suas exigências e necessidades, e assistir, semana após semana, aos gratificantes resultados dos alunos que naturalmente começavam a falar inglês de forma espontânea.
Ainda hoje recordo com muito carinho esse primeiro ano e tenho alunos em Odivelas que me acompanham desde 2012.
A partir daí, o crescimento ganhou ritmo. Foi necessário formar equipa em Odivelas, ganhar a confiança da rede existente de franchisados, angariar novos franchisados, definir objetivos locais e nacionais e lutar contra um marketing e mercado que tendiam a não me ajudar.
Sete Rápidos Anos
Parece impossível, mas 7 anos se passaram desde a assinatura do meu primeiro contrato. Na altura com 27 anos e uma inexperiência absoluta neste e em qualquer negócio; porém,
uma paixão desmedida por este projeto.
Passado todo este tempo, é com profundo orgulho que represento uma marca reconhecida e fortemente implementada em Portugal. De 10 Centros de Inglês passámos para mais de 25 e com novas aberturas previstas ainda em 2019; e o meu bebé, o Centro de Odivelas, cresceu tanto que tivemos que mudar para umas instalações maiores, contratar novos professores, reorganizar a equipa de gestão e apoio.
A nível pessoal, casei-me, tive um filho, mudei de casa, tive outro filho. Uma coisa se mantém: a minha paixão e a minha clara visão do que quero para a Helen Doron Portugal.
Obviamente que este caminho nunca se poderia ter traçado sozinho. Este crescimento deve-se a uma equipa fantástica que me acompanha, uma rede rica de franchisados que partilham ideias e boas práticas, um conjunto de professores que torna tudo isto mágico, parcerias estratégicas que tenho vindo a trabalhar e implementar, uma empresa de marketing que traduz os meus sonhos e visões em conceitos e campanhas e, claro, uma metodologia única de ensino de inglês cujos resultados e satisfação dos pais falam por si.
O Futuro é Brilhante
Muitas vezes me perguntam o que me move. É fácil: a paixão pelo que faço, os objetivos que ainda faltam alcançar e a vontade de fazer chegar esta oportunidade do mundo Helen Doron English a mais empreendedores, a mais pais e alunos.
O futuro? Esse só pode ser brilhante. Crescimento sustentado, qualidade e satisfação da rede, mais energia e motivação, mais criação de postos de trabalho e, naturalmente, mais alunos.