Uma dúzia de livros infantis que vai querer ler com os seus filhos

Publicado por Cristina Campos Silva em Agosto 10, 2019

Verão conjuga bem com leitura. O tempo corre mais devagar, o sol aquece dias mais longos e o nosso metabolismo deixa-se embalar... Se nas férias finalmente há tempo para retomar alguns hábitos que hibernaram o resto do ano, também é verdade que os miúdos requerem mais atividades em família, mais atenção e disponibilidade.

E se organizasse umas sessões de leitura conjunta? Uma ideia cheia de vantagens: punha a leitura em dia, incentivava nos mais pequenos o bom hábito de ler e, francamente, há por aqui narrativas que enchem as medidas – a miúdos e a graúdos.

Entre novidades, “clássicos” e imprescindíveis, juntamos duas mãos bem cheias de sugestões para animar as horas mornas deste Verão que promete ser memorável.

Ora veja lá! 

 

Livros para Encantar os Mais Novos

Baltasar, o Grande

Texto e ilustração de Kirsten Sims

Coleção Orfeu Mini, Editora Orfeu Negro

Capa do livro Baltasar, o Grande, Texto e ilustrações de Kirsten Sims, Coleção Orfeu Mini da Editora Orfeu Negro

“O Baltasar era o MELHOR urso violinista do mundo. Chamavam-lhe Baltasar, o Grande!

Um dia, é libertado do circo e inicia uma longa viagem. Diz adeus aos velhos amigos, visita novos lugares e faz novos amigos também. Mas a viagem é longa e os dias estão cada vez mais frios... Conseguirá o Baltasar encontrar o caminho até casa?”

Bastam três linhas para lançar a aventura deste curioso urso branco e percebermos que não faltará ritmo ou emoção às ilustrações e textos da designer sul-africana, Kirsten Sims.

Entre descobertas e novos amigos, constrói-se o pano de fundo: a necessidade de amarmos os animais no seu habitat natural.

Em Portugal, este livro é editado pela Orfeu Negro que nos oferece um trailer,  feito por Jaime Ferraz.

 

O Pássaro da Avó

Autor Benji Davies

Coleção Orfeu Mini, Editora Orfeu Negro

Capa do livro O Pássaro da Avó, Autor Benji Davies, Coleção Orfeu Mini da Editora Orfeu Negro

Continuando o passeio pela Coleção Orfeu Mini e em registo de férias, temos uma novidade de Benji Davies, “O Pássaro da Avó”, que nos convida para umas férias de Verão na companhia do Noé e da sua avó.

Uns dias na ilha – ou será um rochedo minúsculo? – onde vive a avó deixam Noé baralhado: a avó faz sopa de algas, “ressona como uma morsa” e nunca tem tempo para brincar...

Um dia, o Noé sai para explorar a ilha, enquanto no horizonte se anuncia uma grande tempestade. Como vai conseguir regressar a casa?

 

A Baleia

Autor Benji Davies

Coleção Orfeu Mini, Editora Orfeu Negro

Capa do livro A Baleia, Autor Benji Davies, Coleção Orfeu Mini da Editora Orfeu Negro

Não podíamos falar do londrino Benji Davies, autor, ilustrador e realizador de animação, sem referir o seu mais acarinhado livro, A Baleia, com que se estreou em 2014 na literatura para crianças e recebeu o Prémio Oscar's First Book.

A Baleia apresenta-nos Noé, um miúdo que vive junto ao mar com o pai, e a sua curiosamente estranha amizade com uma baleia que descobriu encalhada na areia depois de uma noite de grande tempestade. Será que o pai do Noé vai gostar da nova inquilina que o filho resolveu levar para casa?

 

Os Figos São Para Quem Passa

Autores João Gomes de Abreu e Bernardo P. Carvalho

Editora Planeta Tangerina

Capa do livro Os Figos São Para Quem Passa, Autores João Gomes de Abreu e Bernardo P. Carvalho, Planeta Tangerina

Com a Planeta Tangerina, voltamos aos ursos. O protagonista desta maravilhosa história é muito comilão. Acabado de hibernar, detém-se junto a uma figueira decidido a comer o seu fruto preferido. Como gosta dos figos saborosos, resolve esperar que amadureçam. Porém, cada vez que um figo fica no ponto aparece outro animal, mais astuto e rápido que o dorminhoco urso que se vê privado de tão desejado fruto até restar apenas um na árvore...

A paciência é uma virtude que se aprende aos bocadinhos, como nos mostrará o nosso urso.

Só vos posso dizer que este é um dos imprescindíveis em qualquer estante – a história com suspense e humor q.b. agarra todos os leitores, mesmo aqueles que não gostam de figos 😀

 

Livros para Iniciar a Leitura

O Livro dos Ursos

Autor Katie Viggers

Coleção Meio palmo, palmo e meio, Editora Bizâncio

Capa do livro O Livro dos Ursos, Autor Katie Viggers, Coleção Meio palmo, palmo e meio, da Editora Bizâncio

Isto dos ursos dá pelo para mangas – num rápido trocadilho – para muitas narrativas infantis. Curiosamente, sendo poucos os que efetivamente estiveram perto de algum, eles fazem parte do imaginário de quase todos os pais e filhos.

Esta espécie de enciclopédia, encantadoramente ilustrada por Katie Viggers, dá-nos a conhecer quase tudo sobre o irresistível mundo dos ursos, com interessantes pormenores sobre as oito espécies de ursos que existem no mundo: dos negros aos pardos, dos polares aos beiçudos, não esquecendo os pandas, os americanos, os malaios ou os asiáticos.

Curiosidades, hábitos, estilos de vida e habitat estão registados neste livro, da coleção Meio palmo, palmo e meio, da Editora Bizâncio, que nos põe “tu cá tu lá com os ursos de todo o mundo”.

 

A Girafa que Comia Estrelas

Texto de José Eduardo Agualusa e ilustração de Henrique Cayatte

Coleção Moinho de Vento, Editora Dom Quixote

Capa do livro A Girafa que Comia Estrelas, Texto de José Eduardo Agualusa e ilustração de Henrique Cayatte, Coleção Moinho de Vento, Dom Quixote

 

Este “clássico” é uma história notável, conduzida pela mestria de José Eduardo Agualusa. Uma narrativa sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.

O humor e a simplicidade são os ingredientes principais de uma bela história de amizade e engenho.

Esta obra tem todos os condimentos para ser um excelente ponto de partida para a iniciação à leitura, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para crianças entre os 6 e os 8 anos.

 

Meninos Pequenos, Grandes Sonhos

Texto de M.ª Isabel Sánchez Vegara, ilustração de Matt Hutt e Frau Isa

Coleção Meninas e Meninos Pequenos, Grandes Sonhos, Editora Nuvem de Letras

Capas de livros da coleção Meninas Grandes, Pequenos Sonhos, Texto de M.ª Isabel Sánchez Vegara, ilustrações de Matt Hutt e Frau Isa, Nuvem de Letras

E agora dois de uma assentada! São histórias extraordinárias de personagens notáveis da história da humanidade que preenchem a coleção “Meninas Pequenas – agora também Menino -, Grandes Sonhos”, da editora Nuvem de Letras.

Aos volumes dedicados a Frida Khalo, Teresa de Calcutá, Anne Frank e Amelia Eahart, juntam-se agora as biografias inspiradoras de Marie Curie – mulher notável que descobriu a radioatividade e foi a primeira a ser laureada com um Prémio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhá-lo duas vezes – e Stephan Hawking – físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou um dos mais renomados cientistas do século com algumas teorias fundamentais da física moderna.

Textos breves acompanhados de ilustrações conduzem-nos pelo percurso da concretização do sonho de cada um destes ilustres, evidenciando a forma como ajudaram a mudar o mundo. Histórias reais de vidas extraordinárias que enriquecerão as bibliotecas – e o imaginário – infantis.

 

Livros para Adolescentes Curiosos 

Eu e o Mundo – Uma História Infográfica

Texto de Mireia Trius e ilustração de Joana Casals

Coleção Atlas, Editora Edicare

 Capa do livro Eu e o Mundo – Uma História Infográfica, Texto de Mireia Trius, ilustrações de Joana Casals, Coleção Atlas, Edicare

Esta novidade (março de 2019) chega pelas mãos da Edicare que a apresenta como “pequena história dentro da grande história do mundo e da sua diversidade”.

Com muita originalidade, esquemas infográficos extremamente apelativos, divertidos e de simples compreensão, apresentam-nos a vida das crianças em todos os cantos do planeta.

Maria vai descobrindo connosco, em cada página profusamente ilustrada, dados do Mundo como as línguas, a população, as profissões, a religião, as cidades e os museus mais visitados.

Aconselhado a partir dos 8 anos, Eu e o Mundo é para descobrir devagar, saboreando cada página.

 

O Mundo Incrível das Profissões

Texto de Francisca Cunha Rêgo e ilustração de Raquel Costa

Editora Booksmile

Capa do livro O Mundo Incrível das Profissões, Texto de Francisca Cunha Rêgo, ilustrações de Raquel Costa, Booksmile

Já que falamos de “assuntos mais sérios” e temos o “regresso às aulas” quase à porta, agarremos este atlas das profissões que, ao longo de 70 páginas, organiza mais de 250 profissões – naturalmente uma para o gosto de cada um, das mais comuns às menos conhecidas e até às mais estranhas.

É um fantástico mundo de possibilidades, muito informativo e pedagógico, que bem pode abrir portas para o futuro dos nossos filhos, tantas vezes perdidos no que um dia gostariam de fazer.

Não faltam perspetivas extraordinárias para descobrir: das reparações elétricas à investigação científica; da construção civil à direção de uma orquestra; não esquecendo alguma “arqueologia” – recordando, por exemplo, os telegrafistas e os acendedores de lampiões –, bem como o piscar de olhos ao futuro – como os arquitetos de realidade aumentada ou os engenheiros de robótica e nanotecnologia.

E tu, o que queres ser quando fores grande?

 

O Livro Que Diz Não!

Texto de Cédric Ramadier e ilustração de Vincent Bourgeau

Coleção Meio palmo, palmo e meio, Editora Bizâncio

Capa do livro O Livro Que Diz Não!, Textos de Cédric Ramadier e ilustrações de Vincent Bourgeau, Coleção Meio palmo, palmo e meio, Bizâncio

Se há livros certos para certas idades, este pode bem ser um deles – o que fazer se o livro está aborrecido e responde “não” a tudo?

Bom, podemos ir interagindo com ele e procurar que, página a página, fique mais cooperante, mais construtivo e aberto a aceitar e a desejar o que lhe é proposto e acabe com um bem-disposto “sim”.

Faz-vos lembrar algo? Pois bem, dos mesmos autores de O Livro Com Sono, O Livro Zangado e o Livro do Medo, este livro mostra-nos a necessidade de uma certa habilidade negocial e uma boa dose de paciência para desmontar personagens que têm o não-na-ponta-da-língua...

 

A Canção do Jardineiro Louco e Outros Poemas

Textos de vários autores, ilustração de Andrea Antinori

Editora Bruaá

 Capa do livro A Canção do Jardineiro Louco e Outros Poemas, Textos de vários autores, ilustrações de Andrea Antinori, Bruaá

Para fechar, poesia – o que seria a realidade sem poesia?

Nas linhas de apresentação, a editora Bruaá propõe-nos uma reunião de “poemas que expandem o nosso horizonte criativo, que nos encorajam a experimentar e a quebrar preconceitos e formas tradicionais”.

Após “O Tigre na Rua”, esta coletânea para um público “sem idade” mistura poesia e humor, para leituras divertidas e diversas.

A provocação inicial de Siv Widerberg marca o tom: “Os poemas podem ser/ sobre qualquer coisa,/ mas os poemas PARA CRIANÇAS/ devem ser/ bonitinhos e ternos/ e todos sobre ratinhos fofinhos,/ lindas florezinhas/ e o menino Jesus”.

Neste passeio, entre rimas a jogos de palavras, poderemos ter a companhia de “uma ave sossegada/ porque assim não anda nada” de Fernando Pessoa, ou de elefantes, de Carl Sandburg, que precisam de caixas grandes para guardar uma dúzia de lenços, ou mesmo do papão de Antero de Quental que morava num saguão.

No fundo, são convites a brincar com as palavras, como escreveu o poeta brasileiro José Paulo Paes, “quanto mais se brinca/ com elas/ mais novas ficam./ Como a água do rio/ que é água sempre nova./ Como cada dia/ que é sempre um novo dia./ Vamos brincar à poesia?”

 

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia, Partilhar | Valores para a Vida

Cristina Campos Silva

Publicado por Cristina Campos Silva

Helen Doron Porto-Foz Manager
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita