Celebrar a Vida no Dia dos Mortos [Vídeo]

Publicado por Luís Ferreira em Outubro 14, 2019

Na passagem de Outubro para Novembro, o ano novo para os Celtas, uma série de celebrações e festividades animam o calendário pelo mundo inteiro: o Dias das Bruxas, ou Halloween na cultura anglo-saxónica, o Dia dos Mortos na tradição mexicana, o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos na tradição católica, bem como o Dia de Pão-Por-Deus na tradição portuguesa.

Será que todas estas festividades se referem ao mesmo? Ou criámos uma grande confusão entre mortos e vivos? 🙄 Vamos descobrir...

 

 

O Halloween ou Dia das Bruxas

O primeiro registo do termo Halloween é de cerca de 1745, segundo a Wikipédia, e resulta da contração do termo escocês All Hallows' Eve, que literalmente significa véspera do Dia de Todos-os-Santos.

É uma celebração observada no dia 31 de Outubro em vários países, principalmente no mundo anglófono, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

All Hallows' Eve  significa véspera do Dia de Todos-os-Santos.

Acredita-se que muitas das tradições de Halloween têm origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain, que marca o fim do ano velho e o começo do ano novo, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs, para alguns. Outros, no entanto, apoiam a visão de que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs.

Hoje é uma festa muito popular que ganha crescente entusiasmo nas crianças, também no nosso país. Entre as atividades de Halloween mais comuns podemos encontrar:

  • as festas temáticas;
  • as fantasias e disfarces alusivos ao tema;
  • a prática do "doce ou travessura" (o famoso ''trick-or-treat'', em inglês);
  • a decoração da casa, das escolas e de alguns espaço públicos;
  • as lanternas de abóbora, as fogueiras (diz-se que quem saltar a fogueira, em número ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males) e os jogos de adivinhação;
  • a visita a atrações "assombradas";
  • contar histórias assustadoras (histórias do "arco-da-velha") e assistir a filmes de terror.

As celebrações dividem-se por um cariz mais religioso, com vigílias e cultos da igreja, como levar flores e acender velas nos túmulos dos mortos, e celebrações mais comerciais. 

A verdade é que as celebrações de Halloween de hoje pouco têm a ver com as suas origens: só resta uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do inicial, sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

 

Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã.

A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos) a 1 de novembro que é seguido pelo dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro.

A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental.

A Igreja Anglicana também celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa.

Na Igreja Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou, pelo que o significado da celebração é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.

Por Fra Angelico - Originally from en.wikipedia; description page is/was here. Transfer was stated to be made by User:richardprins, Original uploader was Sampo Torgo at en.wikipedia, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3000363

 

Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos

É celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro e o seu significado é a memória às almas de todos os amados que morreram. É neste dia que, desde tempo imemoriais, cristãos rezam pelos falecidos, muitas vezes visitando os túmulos.

Dia de los Muertos

No México, o mesmo dia 2 de novembro é o Dia dos Mortos, celebração de origem indígena que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. A UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade.

Todos os anos, as diferentes comunidades mexicanas celebram o regresso temporal dos seus familiares e queridos defuntos. Trata-se de uma festa que funde a cultura pré-hispânica e a religião católica. O carácter multicultural e plural do país deu lugar a expressões populares diversas, transmitidas de geração em geração, às quais se foram juntando, com o passar do tempo, outros significados e evocações de acordo com o povo indígena.

Podem perceber melhor o significado deste feriado mexicano através da tocante animação de Whoo Kazoo que partilhamos no início deste artigo, vencedora de Ouro da Student Academy Award em 2013.

A beleza desta animação demonstra a importância que os pais mantêm, mesmo após o seu falecimento, na nossa vida. Os túmulos e os rituais são uma forma concreta de lembrá-los e honrá-los. Os pais seguem vivos em nós!

Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam as suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Fazem-se máscaras de caveira, vestem-se roupas com esqueletos pintados ou criam-se fantasias de morte.

Esta é uma das festas mexicanas mais animadas que conta com comida, bolos, festa, música e os doces preferidos dos mortos!

Esta celebração tornou-se ainda mais conhecida, particularmente entre as crianças, com o filme Coco da Disney, um sucesso de bilheteira. 

 

É a história da família do pequeno Miguel e da sua bisavó Coco que narra a viagem de Miguel pelo Mundo dos Mortos maravilhosamente colorido das tradições mexicanas.

Adequado para crianças a partir de 6 anos, é um filme lindíssimo com uma mensagem de amor e compreensão.

Dia de Pão-Por-Deus

Esta é uma manifestação do Património Imaterial português que tem vindo a ser esquecida ou desvirtuada com a progressiva implantação do Halloween em Portugal.

Também celebrado no dia 1 de Novembro, o Pão-por-Deus está associado ao antigo costume que se tinha de oferecer pão, bolos, vinho e outros alimentos aos defuntos.

É um peditório ritual feito por crianças, embora antigamente participassem também os pobres, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos no "dia dos finados ". Na Galiza o peditório tem o nome de migalho (migallo).

Em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia pão cozido pelos pobres. E assim se diz:

Bolinhos e bolinhós

Para mim e para vós,

Para dar aos finados

Que estão mortos e enterrados

À bela, bela cruz

Truz, Truz!

A senhora que está lá dentro

Sentada num banquinho

Faz favor de s'alevantar

Para vir dar um tostãozinho.

E a resposta vinha consoante a oferta, se dão doces:

Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho,
Aqui mora um santinho.

Se não dão doces:

Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto

 

A Festa de Halloween na Helen Doron Portugal

Na sua essência, estas distintas celebrações andam à volta do mesmo: a celebração da vida e a memória dos mortos. Sejam rituais ancestrais, sejam festividades mais recentes, procuram ajudar a lidar com um dos grandes mistérios da Humanidade: o que há para lá da morte?

Em todos este rituais celebramos a vida e partilhamos a alegria de viver.

Como já é tradição, a Helen Doron Portugal contará com assustadoras festas de Halloween e uma nova edição do Concurso de Disfarces.

O enorme sucesso de edições anteriores do Concurso Halloween levou a acrescentar algumas novidades e a tornar os prémios ainda mais fantásticos... Estejam atentos, muito em breve saberão tudo!

Entretanto não deixem de experimentar o inglês assustadoramente divertido da Helen Doron. Podem marcar uma aula de demonstração totalmente gratuita

New call-to-action

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia, Partilhar | Valores para a Vida

Luís Ferreira

Publicado por Luís Ferreira

Marketer @ Birds & Trees

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita