Alinhar Forças para Vencer

Publicado por Mariana Torres em Fevereiro 17, 2020

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." - Provérbio africano.

Todos reconhecemos que em equipa somos mais fortes. E cada vez mais é evidente a importância do alinhamento do trabalho em equipa. Da orientação estratégica ao enfoque nas prioridades, da partilha de ideias à coordenação de esforços, do aumento da criatividade à melhoria da produtividade - tantos são os benefícios que se pode obter.

A verdade é que uma equipa alinhada é mais difícil de vencer. Mas este também é o desafio: nem sempre é fácil articular todos os elementos e criar as sinergias necessárias ao bom desempenho para que todos beneficiem.

A Helen Doron Portugal procura ser uma equipa alinha, coerente e determinada

Interação, Partilha e Cooperação

Até há bem pouco tempo, nas empresas era comum todas as funções e departamentos serem internos, o que obrigava a um investimento enorme em recursos humanos, nem sempre adequados às funções, nem sempre especialistas em áreas específicas capazes de resolver os desafios que as empresas enfrentavam. 

Com a evolução do mercado de trabalho, sobretudo empresas de menor dimensão passaram a funcionar como pequenas tribos. Recorrendo cada vez mais ao outsourcing de uma série de serviços como a contabilidade, a assistência informática, a parte legal, o marketing...

Isto permite não só que as empresas consigam gerir estas áreas de acordo com as suas necessidades e tesouraria, mas, também, que estes serviços tenham mais qualidade na medida em que são executados por especialistas, com conhecimento das tendências de mercado, e detentores de expertise necessária para pôr em prática ações à medida das empresas.

Tribos de Sucesso

Esta é uma das claras vantagens de se trabalhar para um grupo de empresas, uma multinacional ou uma rede de franchising: o constante acesso a oportunidades únicas de partilha, a outras experiências e a diferentes ideias.

Infelizmente, por falta de tempo ou até por alguma miopia, nem sempre estas vantagens são utilizadas por todos os membros da comunidade. No entanto, o objetivo é óbvio: que o crescimento seja feito em conjunto, a um ritmo sustentável; e que a marca ganhe consistência nos seus sistemas de funcionamento, no serviço a clientes e até na sua imagem no mercado.

Um exemplo claro deste modelo é o franchising McDonald's. Num lugar qualquer do mais remoto país, associamos o logotipo e a imagem a esta marca e sabemos que produto/ serviço esperar, que expectativas podemos ter quanto ao espaço e a facilidades, assim como que nível de serviço iremos encontrar. E não é fácil ser-se sempre consistente...

Porém, este é o grande desafio das marcas em rede. Encontrar um equilíbrio entre a expansão, a abertura de novas unidades e as especificidades locais, e manter um forte alinhamento com as estratégias de negócio, de marketing ou de vendas, regional, nacional ou internacional, que permita coerência e credibilidade.

Juntos Somos Mais Fortes

Num mundo em que tudo está à distância de um clique e em que o consumidor é pouco paciente e tudo é urgente, nunca a máxima #juntossomosmaisfortes foi mais pertinente. Os obstáculos ao crescimento empresarial em Portugal são uma realidade e as parcerias, a união e a partilha são excelente resposta a alguns dos desafios que enfrentamos diariamente.

Esta tem sido a minha missão na Helen Doron Portugal. Desenvolver uma marca forte e coerente, prestar apoio a franchisados e a professores, e desenvolver uma forte comunidade de parceiros, clientes e fans que nos permita crescer juntos, inspirados no inglês para a vida.

Abrace o franchising Helen Doron English

Tópicos: Partilhar | Valores para a Vida

Mariana Torres

Publicado por Mariana Torres

Helen Doron National Franchisor Portugal
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita