Os quatro anos chegaram muito rapidamente. É certo que houve muitas brincadeiras e desafios; muitas conversas e aprendizagens. Muitos sorrisos e sonhos.
A vida mudou para sempre Motivo de reflexão e balanço. E uma emocionada confissão sobre o desafio maior da vida: ser mãe.
Uma Aventura Sem Igual...
E assim de repente, o João Maria fez ontem 4 anos.
A gravidez do João Maria foi muito desejada e planeada. Aconteceu quando achei que deveria ter acontecido, quando achei que estava preparada e ansiei muito por esse momento.
No entanto, nenhum livro, testemunho ou curso nos prepara para a experiência arrebatadora da chegada do primeiro filho.
Uma explosão de emoções, um misto de sensações, uma responsabilidade acrescida e a plena noção de que nada será como dantes.
Dizem que num dia tudo muda - e eu não fui exceção. O dia 20 de Janeiro de 2016, transformou a minha vida de todas as formas e maneiras possíveis.
Ser Mãe Tem Sido o Maior Desafio da Minha Vida
Ainda que muito descontraída, apaixonei-me num segundo pelo bebé loiro e gigante que passou a depender de mim.
Deixei de pensar na Mariana em primeiro lugar, perdi a minha liberdade e espontaneidade, tive de reaprender a gerir a minha agenda e aceitar que por vezes, não há agenda que não tenha que ser alterada.
Ao longo destes 4 anos tenho procurado fazer o melhor que sei e dar o melhor de mim, mesmo com a plena noção de que falho quase todos os dias. Falho nas coisas mais básicas. No pouco tempo que tenho para ele. Porque sou humana e porque aprender a ser mãe foi o curso mais difícil que já fiz.
O João Maria tem sido, o meu maior Professor.
Com ele aprendi a apreciar pequenas coisas, celebrar pequenas vitórias e desfrutar de momentos únicos. Aprendi a controlar a minha obsessão com organização, a aceitar os meus defeitos e a olhar para a vida e futuro com uma perspetiva mais realista e responsável.
Aprendi, acima de tudo, que o maior desafio de ser Mãe é aceitar os nossos filhos como são e não como queremos que eles sejam. O João Maria tem a sua personalidade, a sua teimosia, os seus momentos mais difíceis. É irrequieto, desafiador e encanta todos os que o rodeiam com a sua doçura e honestidade.
4 Anos que Passaram a Voar
Nestes 4 anos, aprendeu a gatinhar, a andar, a falar, completou 3 cursos de inglês Helen Doron e está a frequentar o quarto. Entrou para a escola, fez amigos e viu nascer o irmão com quem desenvolve laços de ternura de dia para dia. Fomos a Cabo Verde e a Marrocos; mascarámo-nos, trepámos a árvores; vimos mil vezes os mesmos filmes e contámos mil vezes as mesmas histórias; fomos a exposições, aos teatro e brincámos; acima de tudo, brincámos e brincamos muito.
Enquanto celebrávamos os seus 4 anos dei comigo a pensar na velocidade a que o tempo passa, e na rapidez com que atingem autonomia, personalidade e vontade própria. Enquanto olhava para o João Maria vestido de Batman senti um misto de orgulho no rapazinho em que se tornou e uma certa nostalgia de já não ser tão dependente de mim.
Mas duas horas depois, ao deitá-lo, olhou para mim e com os seus olhos doces disse:
Mamã! I love You!
- E o amor falou mais alto.
Que continuemos a viver muitas aventuras juntos!