A luz está menos brilhante, ainda que mais dourada, e os dias deitam-se mais cedo. A temperatura começa a sugerir mangas compridas ou mesmo um casaco. De mansinho, o Outono instala-se.
Regressamos às aulas, voltamos às rotinas. O recato dos espaços interiores e o conforto de uma manta abrem páginas à leitura. A julgar pelas sugestões aqui deixadas, o Outono combina bem com livros — mas, na verdade, qual estação do ano não combina? 😉
Desta vez, iniciamos esta viagem por histórias que, além de clássicos, são intemporais. Atravessam gerações mantendo a sua mensagem atual. A eles voltamos, uma e outra vez, para descobrir um novo pormenor, reter uma ideia ou deliciarmo-nos com algumas descrições inesquecíveis — em qualquer caso, aprendendo sempre.
Outras sugestões são lufadas de ar fresco. Em cenários que se transformam, surgem palavras perfumadas e imagens coloridas que caem em folhas tão intensas quanto a fruta da época.
Ao todo reunimos uma dezena de sugestões para ler com os miúdos; narrativas que a todos interessam.
Bem-vindo Outono! Que tragas boas leituras.
Autora Alice Vieira
Editora Caminho
"Rosa, Minha Irmã Rosa" cumpre já 40 anos desde a sua primeira publicação; o tempo fez deste romance infando-juvenil um clássico. Em 1979, Alice Viera ganhou com esta obra o Prémio do Ano Internacional da Criança. Faz parte de uma trilogia composta pelos romances "Lote 12, 2.º Frente" e "Chocolate à Chuva".
A sinopse destaca:
Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afeto da família - incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios.
Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?
O nascimento da irmã transforma profundamente a vida de Mariana. Inicia-se um período de mudança radical e de partilha. Ela terá que renascer... deixando a irmã Rosa tornar-se parte do seu mundo familiar.
O Plano Nacional de Leitura recomenda este livro para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Texto e ilustração de Antoine de Saint-Exupéry
Editora Porto Editora
Valter Hugo Mãe faz o prefácio, nesta edição da Porto Editora, a uma obra universal escrita há 75 anos e que conta com mais de 300 traduções.
Do improvável encontro entre um piloto perdido no deserto e um príncipe, oriundo de um pequeno asteróide, nasce uma das mais encantadoras narrativas alguma vez escrita. A sua linguagem simples e universal fala-nos de moral e conduta, de valores e princípios, de rosas e raposas.
"Só se vê bem como o coração, o essencial é invisível aos olhos"
A citação pode resumir o âmago da obra, todavia muitas outras mensagens merecem uma leitura cuidadosa e partilhada, que pode ser ponto de partida para muitas (outras) conversas e reflexões tão profundas quanto o interesse dos leitores.
A sua leitura está recomendada, pelo Plano Nacional de Leitura, entre os 9 e os 11 anos. Diríamos, porém, que deveria ser escutado dos 0 aos 100.
Sendo um livro muito simples à primeira vista, é dos mais amados pelos leitores de todo o mundo. A versatilidade e a latitude desta obra dão origem a inúmeras versões e formatos: infantil, juvenil, em texto integral, em desenho ou banda desenhada, com aguarelas (originais do autor), entre tantas outras opções. Lá em casa, a versão pop-up encanta-nos — a obra parece ganhar vida, dimensão e interesse.
Continua a inspirar filmes, peças de teatro, workshops e novas obras — e (novos) leitores de muitas gerações.
Autor Sophia de Mello Breyner Andressen
Editora Porto Editora
Sophia — a nossa Sophia —, nome cimeiro da literatura portuguesa, teve a generosidade de, na sua obra, nos presentear com alguns contos. São peças de rara beleza, fruto da sua celebrada sensibilidade e capacidade de traduzir sentimentos em palavras.
Nestas linhas, a par da "Fada Oriana", bem poderiam figurar "A Menina e o Mar" ou a "Floresta" .
Curiosamente, a "Fada Oriana" é um dos primeiros contos infantis da poetisa. Sophia encarrega uma fada de cuidar de uma floresta e seus habitantes. Tudo corre bem até que Oriana começa a ficar encantada com o seu próprio reflexo e negligencia as suas tarefas...
Próximos de celebrar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andressen, redescobrir a magia das suas palavras parece-nos ser uma belíssima companhia para a estação outonal.
Adaptado por Ari Folman e ilustrado por David Polonsky
Editora Porto Editora
O diário mais famoso do Mundo é considerado Património da Humanidade pela ONU, o que atesta a sua importância e valor. O que aqui vos trago é a primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família e tendo por base os textos originais do diário, lançada em todo o Mundo aquando da celebração do 70.º aniversário de "O Diário de Anne Frank".
A história é dura, já o sabemos. Mais crua e forte por ser em primeira mão:
"12 de junho de 1942:
Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio."
Anne tinha treze anos quando entrou para o pequeno anexo secreto numa casa em Amesterdão, fugindo à ocupação Nazi. Levou com ela um diário onde, durante dois anos, anotou os seus pensamentos mais íntimos, os seus maiores receios e esperanças.
Como sabemos, Anne não sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e viria a ser o seu pai, anos mais tarde, a publicar o diário, uma das obras mais marcantes do século XX. Documento inspirador, sempre atual e gritante contra o esquecimento de um tenebroso período da Humanidade.
Autoras Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso
Editora Planeta Tangerina
Editado em Fevereiro deste ano pela Planeta Tangerina, "Metade, metade" foi recentemente selecionado para a exposição "100 Outstanding Picturebooks" (dPICTUS), na Feira do Livro de Frankfurt 2019. Foi ainda incluído na listagem atualizada de recomendações para pequenos e graúdos do Plano Nacional de Leitura.
É um livro sobre amor — e isso poderia torná-lo lamechas.
Trata de uma declaração de amor — e isso poderia torná-lo pindérico.
É conversa de miúdo — e isso poderia torná-lo menor.
Só que não. É uma deliciosa — ou vertiginosa? — viagem que se faz atordoado, sem fôlego e desnorteado. Grafismos e emoções à flor da pele!
Afinal, quem nunca esteve apaixonado? Estremunhado. Perdido. Embaraçado.
Aqui fica um cheirinho...
Autor Christian Voltz
Editora Kalandraka
Com este livro vamos perceber a importância da paciência, da atenção e do carinho para que uma semente germine e cresça.
— "Ainda nada?", pergunta o senhor Luís todas as manhãs, sob olhar atento de um pássaro.
De forma simples e em insólitas páginas de originais desenhos recheados com diversas técnicas, como os jogos tipográficos ou os elementos em relevo, destacando-se o arame e os materiais reciclados, Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as alegrias e as frustrações. Afinal a descoberta da paciência e a virtude da perseverança são raízes que nos ajudam a nos identificarmos no mundo.
É um livro excelente para as primeiras leituras, 6 a 8 anos, e fantástico para ser trabalhado em idade pré-escolar. Tem edição de setembro de 2019 da Kalandraka.
Texto de Antonio Sandoval e ilustração de Emilio Urberuaga, com tradução de Elisabete Ramos
Editora Kalandraka
Uma árvore que se alimenta de carinho e companhia só pode ser uma ideia genial!
Esta árvore singular está no pátio da escola. Os meninos, ao aproximarem-se, podem ler-lhe poemas e dar-lhe presentes, abraçá-la e acariciar o seu tronco... Assim nascem folhas novas e os delgados ramos florescem.
Aos poucos a árvore fica frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e uma nova oportunidade de recomeçar o ciclo de carinho e crescimento com uma nova árvore e uma nova escola...
Esperemos que a semente desta árvore viaje até muitas escolas!
Autor Katie Daynes
Editora Usborn
Um livro sobre sentimentos, pois claro. Este livro inspiracional explora, de forma educativa e acessível para crianças pequenas, a felicidade, a tristeza, a raiva, o medo e a preocupação.
Adoráveis animais experimentam emoções diferentes, enquanto as abas revelam as respostas para as primeiras perguntas importantes como "Por que não me sinto feliz o tempo todo?" ou "Como posso animar o meu amigo?".
É uma bela iniciação à leitura ou exploração de livros na língua de Sua Majestade.
A propósito deste livro, das "primeiras leituras" e do desenvolvimento de futuros leitores, não resisto a partilhar alguns conselhos da autora Fiona Watt:
Autor Emily Bone
Este impressionante atlas conta com 15 mapas ilustrados para deslumbrar jovens exploradores. Podem encontrar os países, os continentes, os oceanos, as montanhas e as calotas polares do nosso incrível planeta e aprender onde vivem diferentes animais e pessoas.
Há factos fascinantes sobre cada país, além de bandeiras e capitais, e um índice de nomes de lugares.
A partir dos 4 anos, num livro muito visual, as crianças descobrem curiosidades do Mundo que nos acolhe à medida que alimentam o interesse pelo inglês, reforçando o vocabulário.
Texto Kobi Yamada e Ilustração Mae Besom
Editor Compendium Publishing & Communications
Um best-seller do New York Times, "What Do You Do With An Idea?" é um livro fantástico sobre criatividade e empreendedorismo, que hoje tanto se fala.
O livro relata a história de uma ideia brilhante e de uma criança que ajuda a trazê-la ao mundo. À medida que a confiança da criança cresce, a ideia ganha força. Até que, um dia, algo incrível acontece...
É uma história para qualquer pessoa, de qualquer idade, que já teve uma ideia que parecia um pouco grande demais, estranha demais, difícil demais.
Derrota o impossível e inspira-nos a alimentar e a acarinhar as nossas ideias. Dar-lhes espaço para crescer e ver no que se podem transformar.
Na verdade, as nossas ideias não fogem, não vão a lugar nenhum; apenas nascem — e crescem! — em todos nós.
Cresce também o nosso horizonte ao aprender inglês de forma divertida. Porque não experimentar uma aula gratuita? Clique no botão a seguir...