10 Livros para Abraçar o Outono

Publicado por Cristina Campos Silva em Setembro 21, 2019

A luz está menos brilhante, ainda que mais dourada, e os dias deitam-se mais cedo. A temperatura começa a sugerir mangas compridas ou mesmo um casaco. De mansinho, o Outono instala-se. 

Regressamos às aulas, voltamos às rotinas. O recato dos espaços interiores e o conforto de uma manta abrem páginas à leitura. A julgar pelas sugestões aqui deixadas, o Outono combina bem com livros — mas, na verdade, qual estação do ano não combina? 😉

AdobeStock_233367742

Bem-vindo Outono!

Desta vez, iniciamos esta viagem por histórias que, além de clássicos, são intemporais. Atravessam gerações mantendo a sua mensagem atual. A eles voltamos, uma e outra vez, para descobrir um novo pormenor, reter uma ideia ou deliciarmo-nos com algumas descrições inesquecíveis — em qualquer caso, aprendendo sempre.

Outras sugestões são lufadas de ar fresco. Em cenários que se transformam, surgem palavras perfumadas e imagens coloridas que caem em folhas tão intensas quanto a fruta da época.

Ao todo reunimos uma dezena de sugestões para ler com os miúdos; narrativas que a todos interessam.

Bem-vindo Outono! Que tragas boas leituras.

 

Leituras Intemporais

Rosa, Minha Irmã Rosa

Autora Alice Vieira

Editora Caminho

Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira

"Rosa, Minha Irmã Rosa" cumpre já 40 anos desde a sua primeira publicação; o tempo fez deste romance infando-juvenil um clássico. Em 1979, Alice Viera ganhou com esta obra o Prémio do Ano Internacional da Criança. Faz parte de uma trilogia composta pelos romances "Lote 12, 2.º Frente" e "Chocolate à Chuva".

sinopse destaca:

Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afeto da família - incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios.

Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?

O nascimento da irmã transforma profundamente a vida de Mariana. Inicia-se um período de mudança radical e de partilha. Ela terá que renascer... deixando a irmã Rosa tornar-se parte do seu mundo familiar.

O Plano Nacional de Leitura recomenda este livro para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

 

O Principezinho

Texto e ilustração de Antoine de Saint-Exupéry

Editora Porto Editora

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Valter Hugo Mãe faz o prefácio, nesta edição da Porto Editora, a uma obra universal escrita há 75 anos e que conta com mais de 300 traduções.

Do improvável encontro entre um piloto perdido no deserto e um príncipe, oriundo de um pequeno asteróide, nasce uma das mais encantadoras narrativas alguma vez escrita. A sua linguagem simples e universal fala-nos de moral e conduta, de valores e princípios, de rosas e raposas.

"Só se vê bem como o coração, o essencial é invisível aos olhos"

A citação pode resumir o âmago da obra, todavia muitas outras mensagens merecem uma leitura cuidadosa e partilhada, que pode ser ponto de partida para muitas (outras) conversas e reflexões tão profundas quanto o interesse dos leitores.

A sua leitura está recomendada, pelo Plano Nacional de Leitura, entre os 9 e os 11 anos. Diríamos, porém, que deveria ser escutado dos 0 aos 100.

Sendo um livro muito simples à primeira vista, é dos mais amados pelos leitores de todo o mundo. A versatilidade e a latitude desta obra dão origem a inúmeras versões e formatos: infantil, juvenil, em texto integral, em desenho ou banda desenhada, com aguarelas (originais do autor), entre tantas outras opções. Lá em casa, a versão pop-up encanta-nos — a obra parece ganhar vida, dimensão e interesse.

Continua a inspirar filmes, peças de teatro, workshops e novas obras — e (novos) leitores de muitas gerações.

 

A Fada Oriana

Autor Sophia de Mello Breyner Andressen

Editora Porto Editora

A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia — a nossa Sophia —, nome cimeiro da literatura portuguesa, teve a generosidade de, na sua obra, nos presentear com alguns contos. São peças de rara beleza, fruto da sua celebrada sensibilidade e capacidade de traduzir sentimentos em palavras.

Nestas linhas, a par da "Fada Oriana", bem poderiam figurar "A Menina e o Mar" ou a "Floresta" .

Curiosamente, a "Fada Oriana" é um dos primeiros contos infantis da poetisa. Sophia encarrega uma fada de cuidar de uma floresta e seus habitantes. Tudo corre bem até que Oriana começa a ficar encantada com o seu próprio reflexo e negligencia as suas tarefas...

Próximos de celebrar o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andressen, redescobrir a magia das suas palavras parece-nos ser uma belíssima companhia para a estação outonal.

 

O Diário de Anne Frank

Adaptado por Ari Folman e ilustrado por David Polonsky

Editora Porto Editora

O-Diario-de-Anne-Frank-1

O diário mais famoso do Mundo é considerado Património da Humanidade pela ONU, o que atesta a sua importância e valor. O que aqui vos trago é a primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família e tendo por base os textos originais do diário, lançada em todo o Mundo aquando da celebração do 70.º aniversário de "O Diário de Anne Frank".

A história é dura, já o sabemos. Mais crua e forte por ser em primeira mão:

"12 de junho de 1942:
Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio."

Anne tinha treze anos quando entrou para o pequeno anexo secreto numa casa em Amesterdão, fugindo à ocupação Nazi. Levou com ela um diário onde, durante dois anos, anotou os seus pensamentos mais íntimos, os seus maiores receios e esperanças.

Como sabemos, Anne não sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e viria a ser o seu pai, anos mais tarde, a publicar o diário, uma das obras mais marcantes do século XX. Documento inspirador, sempre atual e gritante contra o esquecimento de um tenebroso período da Humanidade.

 

Novidades: Quentinhas como as Castanhas! 

Metade, metade

Autoras Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso

Editora Planeta Tangerina

Metade, Metade

Editado em Fevereiro deste ano pela Planeta Tangerina, "Metade, metade" foi recentemente selecionado para a exposição "100 Outstanding Picturebooks" (dPICTUS), na Feira do Livro de Frankfurt 2019. Foi ainda incluído na listagem atualizada de recomendações para pequenos e graúdos do Plano Nacional de Leitura.

É um livro sobre amor — e isso poderia torná-lo lamechas.

Trata de uma declaração de amor — e isso poderia torná-lo pindérico.

É conversa de miúdo — e isso poderia torná-lo menor.

Só que não. É uma deliciosa — ou vertiginosa? — viagem que se faz atordoado, sem fôlego e desnorteado. Grafismos e emoções à flor da pele!

Afinal, quem nunca esteve apaixonado? Estremunhado. Perdido. Embaraçado.

Aqui fica um cheirinho...

 

Ainda Nada

Autor Christian Voltz

Editora Kalandraka

Ainda nada? de Christian Voltz

Com este livro vamos perceber a importância da paciência, da atenção e do carinho para que uma semente germine e cresça.

— "Ainda nada?", pergunta o senhor Luís todas as manhãs, sob olhar atento de um pássaro.

De forma simples e em insólitas páginas de originais desenhos recheados com diversas técnicas, como os jogos tipográficos ou os elementos em relevo, destacando-se o arame e os materiais reciclados, Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as alegrias e as frustrações. Afinal a descoberta da paciência e a virtude da perseverança são raízes que nos ajudam a nos identificarmos no mundo. 

É um livro excelente para as primeiras leituras, 6 a 8 anos, e fantástico para ser trabalhado em idade pré-escolar. Tem edição de setembro de 2019 da Kalandraka.

 

A Árvore da Escola

Texto de Antonio Sandoval e ilustração de Emilio Urberuaga, com tradução de Elisabete Ramos

Editora Kalandraka

A Árvore da Escola

 

Uma árvore que se alimenta de carinho e companhia só pode ser uma ideia genial!

Esta árvore singular está no pátio da escola. Os meninos, ao aproximarem-se, podem ler-lhe poemas e dar-lhe presentes, abraçá-la e acariciar o seu tronco... Assim nascem folhas novas e os delgados ramos florescem.

Aos poucos a árvore fica frondosa, capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças, e até uma cabana que se faz biblioteca. A certa altura, da árvore nasce uma semente e uma nova oportunidade de recomeçar o ciclo de carinho e crescimento com uma nova árvore e uma nova escola... 

Esperemos que a semente desta árvore viaje até muitas escolas!

 

Primeiras Páginas em Inglês

What Are Feelings? 

Autor Katie Daynes

Editora Usborn

What Are Feelings?, Katie Daynes

Um livro sobre sentimentos, pois claro. Este livro inspiracional explora, de forma educativa e acessível para crianças pequenas, a felicidade, a tristeza, a raiva, o medo e a preocupação.

Adoráveis ​​animais experimentam emoções diferentes, enquanto as abas revelam as respostas para as primeiras perguntas importantes como "Por que não me sinto feliz o tempo todo?" ou "Como posso animar o meu amigo?".

É uma bela iniciação à leitura ou exploração de livros na língua de Sua Majestade.

A propósito deste livro, das "primeiras leituras" e do desenvolvimento de futuros leitores, não resisto a partilhar alguns conselhos da autora Fiona Watt:

  • — Partilhe livros o mais cedo possível, até os bebés recém-nascidos beneficiam com a leitura; 
  • — Não basta ler as palavras, aponte e converse sobre o que se pode ver na página;
  • — Escolha livros com texturas, abas para levantar e botões de som: alimente a interatividade;
  • — Esteja preparado para ler os mesmos livros repetidamente!
  • — Incorpore livros na sua rotina de dormir - é um hábito para a vida 😘

 

Big Picture Atlas 

Autor Emily Bone

Editor Usborn

Big Picture Atlas, Emily Bone

Este impressionante atlas conta com 15 mapas ilustrados para deslumbrar jovens exploradores. Podem encontrar os países, os continentes, os oceanos, as montanhas e as calotas polares do nosso incrível planeta e aprender onde vivem diferentes animais e pessoas.

Há factos fascinantes sobre cada país, além de bandeiras e capitais, e um índice de nomes de lugares.

A partir dos 4 anos, num livro muito visual, as crianças descobrem curiosidades do Mundo que nos acolhe à medida que alimentam o interesse pelo inglês, reforçando o vocabulário.

 

What Do You Do With an Idea?

Texto Kobi Yamada e Ilustração Mae Besom

Editor Compendium Publishing & Communications

What Do You Do With An Idea?, Kobi Yamada

Um best-seller do New York Times, "What Do You Do With An Idea?" é um livro fantástico sobre criatividade e empreendedorismo, que hoje tanto se fala.

O livro relata a história de uma ideia brilhante e de uma criança que ajuda a trazê-la ao mundo. À medida que a confiança da criança cresce, a ideia ganha força. Até que, um dia, algo incrível acontece...

É uma história para qualquer pessoa, de qualquer idade, que já teve uma ideia que parecia um pouco grande demais, estranha demais, difícil demais.

Derrota o impossível e inspira-nos a alimentar e a acarinhar as nossas ideias. Dar-lhes espaço para crescer e ver no que se podem transformar.

Na verdade, as nossas ideias não fogem, não vão a lugar nenhum; apenas nascem — e crescem! — em todos nós.

Cresce também o nosso horizonte ao aprender inglês de forma divertida. Porque não experimentar uma aula gratuita? Clique no botão a seguir...

aprender-inglês-jovens-adolescentes

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia, Partilhar | Valores para a Vida

Cristina Campos Silva

Publicado por Cristina Campos Silva

Helen Doron Porto-Foz Manager
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita