10 Diferentes Tradições do Dia dos Mortos

Publicado por Luís Ferreira em Outubro 28, 2019

A véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Eve) está a chegar, o que significa festa com muitas atividades divertidas: estranhos jogos, arrepiantes partidas, doces especiais, disfarces assustadores e alguns feitiços e poções mágicas 😀

A verdade é que o Halloween não é só uma festa de crianças. Miúdos e graúdos aproveitam, cada vez mais, a ocasião para doces e travessuras. Mas, será assim em todo o lado?

Nada como começar a semana, que é mais curta, com bom humor - umas gargalhadas largas do famoso Pato Donaldo e os seus sobrinhos - e uma pequena volta ao mundo por tradições diferentes deste dia tão especial passado entre vivos... e mortos. Happy Halloween!

 

Tradições no Dia das Bruxas (Halloween)

Os ritos e rituais são muitos e diversificados pelo Mundo fora, ainda que tenham um propósito comum: a celebração da vida e a memória dos mortos.

Bem lá no fundo, sejam rituais ancestrais, sejam festividades mais recentes, procuram ajudar a lidar com um dos grandes mistérios da Humanidade: o que há para lá da morte?

Orar em Voz Alta

Na Polónia, os crentes foram ensinados a orar em voz alta enquanto caminhavam pelas florestas para que as almas dos mortos encontrassem conforto.

É também tradição passar um dia mais espiritual rodeado de família e amigos.

Dia de Todos os santos na Polónia

"Hueso de Santos"

Muitos espanhóis voltam às suas cidades natal para visitar os cemitérios onde estão enterrados os seus familiares. Além das flores, oferecem doces aos finados: o "Hueso de Santos", ou Osso dos Santos, feito de massapão, ovos e uma calda de caramelo. Confira a receita... 😉

Huesos de Santo, tradição espanhola para o Dia de Todos os Santos

Nalgumas aldeias remotas ainda apodemos ouvir os sinos das igrejas a tocar, lembrando dos mortos na véspera de Todos os Santos.

A Abstinência Cristã

Na Irlanda, e entre os imigrantes no Canadá, um costume inclui a prática cristã de abstinência, mantendo a Véspera de Todos os Santos como um dia sem carne e servindo apenas panquecas ou colcannon (Irish mashed potatoes).

Colcannon, receita típica irlandesa.

Iluminar os Túmulos

Em toda a Europa Central e do Norte, Polónia, Eslováquia, Hungria, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Roménia, Áustria, Alemanha, Suécia e Noruega, a tradição é acender velas e visitar os túmulos dos parentes falecidos.

Na região do Tirol, são deixados bolos sobre a mesa e a sala é mantida quente para o conforto dos mortos. Na Bretanha, as pessoas vão aos cemitérios ao anoitecer para se ajoelharem perante as lápides de seus entes queridos e as ungirem com água benta ou fazerem libações de leite. Também se deixa o jantar na mesa para as almas.

Dia dos Mortos no leste europeu

Cores Vibrantes nos Céus

Na Guatemala, o Dia dos Mortos é marcado pela construção e uso de papagaios gigantes muito coloridos. Também são feitas visitas aos túmulos dos ancestrais e a comida típica do dia é o fiambre, única altura do ano em que é preparado este prato.

 

Acordar o Senhor dos Mortos

No Haiti, as comemorações atravessam a noite, com barulhentos tambores e música pelos cemitérios para acordar o Baron Samedi, o senhor dos mortos, e seu descendente, o Gede. Estas celebrações estão intimamente ligadas ao vodou haitiano, religião baseada no culto aos loas (voduns) originários dos povos euê, fom e maí da África Ocidental.

O-bon, dia de finados

Homenagear os ancestrais merece dia muito especial no Japão, o O-bon celebrado a 15 de agosto (e no dia 15 de julho, na região de Kanto). As celebrações duram três dias e incluem danças e comidas especiais para a data, além do regresso ao lar em que os antepassados da família viveram.

Durante o O-bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

Uma das tradições japonesas é limpar as lápides dos falecidos, já que se acredita que os seus espíritos regressam nessa época, para visitar os vivos. Depois da limpeza, a família decora-a com flores e incenso. Além de tudo isto, as pessoas divertem-se com Bon-Odori, um tipo de dança folclórica japonesa.

Festival Bon-Odori (Zōjō-ji) em Tóquio

Celebrar a Colheita de Outono com os Antepassados

O Chuseok, também conhecido como Hankawi, é uma das principais festividades na Coreia. As pessoas vão para onde os espíritos dos seus ancestrais estão consagrados e fazem cultos pela manhã, visitam os túmulos para podar as plantas e limpar a área ao redor, fazendo ofertas de comidas e bebidas aos mortos.

Comida típica coreana no Chuseok

Várias iguarias são especialmente preparadas (as mais tradicionais: bolos de arroz Songpyeon com  sementes, nozes ou feijão; panquecas Jeon coreanas de kimchi, abóbora, carne, camarão, cogumelos ou peixe; e pêras coreanas) com ingredientes frescos daquele ano, para serem degustados por toda a família - acredita-se que, desta forma, se honram as últimas quatro gerações.

"Día de Muertos": a força da tradição mexicana

A tradição milenar mexicana do Dia de Muertos é já Património Imaterial da Humanidade, ocorrendo no México assim como um pouco por toda a América Central e algumas regiões dos Estados Unidos com forte presença de população mexicana.

As festividades são sobretudo dedicadas às crianças e aos parentes falecidos. A celebração de origem indígena honra os falecidos no dia 2 de novembro, iniciando-se a 31 de outubro.

Segunda a tradição, nos dias 1 e 2, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. São recebidos com flores, velas e incensos, e preparam-se os pratos favoritos dos que já partiram. As crianças fazem um altar para convidar de volta os espíritos de crianças mortas (angelitos).

As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou fantasiam-se de morte. A "Dama de la Muerte" - atualmente relacionada a La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos, é figura central dos rituais.

 

Happy Halloween! na Helen Doron Portugal

Em Portugal, o Halloween ganha cada vez mais adeptos, sobretudo entre as crianças.

Como já é tradição, a Helen Doron Portugal festeja com muita animação o Halloween!

A par de assustadoras festas de Halloween teremos uma nova edição do Concurso "Happy Halloween!" que vai premiar os disfarces mais assustadores.

O enorme sucesso de edições anteriores do Concurso de Halloween levou a acrescentar algumas novidades e a tornar os prémios ainda mais fantásticos...

Este ano, o primeiro prémio é uma fantástica viagem a "Londres com Harry Potter" - não deixe de participar!

Halloween_4_FB-1

Como participar?

Muito simples e divertido. O Concurso tem duas fases distintas:

  • uma local, em cada Centro de Inglês Helen Doron e
  • uma fase final a nível nacional.

Para ganhar prémio assustadores só tens que

    1. Criar o melhor disfarce de Halloween
    2. Participar nas atividades de um Centro Helen Doron English
    3. Tirar uma foto e participar no Concurso "Happy Halloween!"
    4. Pedir aos teus amigos e família para votarem na tua foto
    5. As três fotos mais votadas ganham prémios e apuram-se para a final nacional.

Na final nacional:

    1. O Concurso terá fotos enviadas pelos Centros Helen Doron English em Portugal
    2. Haverá nova votação para escolher as melhores (todas partem em igualdade de circunstâncias nesta nova fase).

O Inglês da Helen Doron é um Passaporte para o Mundo

Para não terem qualquer susto nem má experiência, podem experimentar o inglês naturalmente divertido da Helen Doron numa aula de demonstração totalmente gratuita num dos 26 Centros de Inglês que encontrarão de norte a sul de Portugal, incluindo o Funchal 😉

aprender inglês crianças

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia, Partilhar | Valores para a Vida

Luís Ferreira

Publicado por Luís Ferreira

Marketer @ Birds & Trees

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita