A Língua é uma Barreira para Viajar? Perceba Como Pode Deixar de Ser

Publicado por Mariana Torres em Fevereiro 24, 2020

O domínio de uma língua estrangeira não deve mais ser inibidor para viajar, para descobrir toda a beleza do mundo e contactar com a riqueza das suas diferentes culturas.

Felizmente, as novas gerações estão mais bem formadas no que ao inglês diz respeito - a língua franca dos nossos dias. Todavia, nos dias que correm e com o futuro que se aproxima a passos rápidos, se queremos mesmo aproveitar todas as oportunidades que um mundo inter-conectado e global nos oferece, já não basta "falar inglês" - é preciso ser fluente.

Afortunadamente a solução para este desafio está ao alcance de todos. Basta querer, na altura certa!

Top View of Boot on the trail with the text Learn to Travel. Travel to Learn.

Explorar, Sonhar, Crescer

Atualmente, o inglês é língua oficial em mais de 50 países e quase dois terços da população mundial falam inglês como segunda língua, de acordo com dados recentes da ONU.

Refletindo sobre estes dados, é inegável a importância da língua inglesa no nosso globalizado Mundo: no panorama profissional, nas oportunidades de carreira e na projeção pessoal.

No entanto, para mim, desde muito cedo o inglês foi muito mais do que isso: foi um passaporte internacional para viajar, conhecer novas culturas, descobrir gastronomias distintas, socializar, criar e manter amizades a milhares de quilómetros de distância e, sobretudo, alargar horizontes e sonhar.

Com 35 anos já visitei mais de 22 países, estando atualmente a desbravar o 23.º - a Tailândia. Comecei a viajar muito cedo com os meus pais, que sempre fizeram questão de nos proporcionar, a mim e ao meu irmão, experiências únicas desde tenra idade. Recordo-me de na escola partilhar estas sensações e de me considerar uma privilegiada por conhecer um mundo um pouco mais lato e poder ter acesso a todo um conjunto de perspectivas diferentes das minhas.

O Inglês Derruba Barreiras e Preconceitos

Hoje em dia, as viagens globalizaram-se e massificaram-se. Diariamente, milhões de pessoas deslocam-se, seja por por motivos profissionais, seja por lazer. Existem blogs de viagens e sites específicos com informação útil e diversificada. Os destinos e os preços das viagens estão, literalmente, ao alcance de todos.

Contudo, continuam a existir pessoas para quem a língua é uma barreira. Persegue-as o medo de não conseguir comunicar, de não ser capaz de questionar, o medo do desconhecido.

A fluência em inglês desmistifica todos estes receios. Para além tornar fácil a comunicação e a perceção das diferenças culturais, reforça a auto confiança e a motivação necessárias para enfrentar - e desejar - o desconhecido.

A aposta no ensino de inglês desde a infância permite-nos viajar com os nossos filhos com maior segurança. Por um lado, garante que serão capazes de comunicar e de solicitar ajuda em caso de necessidade. Por outro, compreendem melhor a realidade que os rodeia, seguem visitas guiadas e compreendem explicações. Mais importante ainda, conhecem e comunicam com outras pessoas com auto confiança, motivação e coragem.

Ainda este Verão, sem sequer precisar de sair do país, tive um exemplo claro com o meu João Maria, na altura ainda com 3 anos. Estávamos no Algarve de férias e, de repente, reparei que ele estava a brincar com dois irmãos ingleses e que, com o seu vocabulário ainda escasso em inglês, conseguiram entender-se, sem barreiras nem preconceitos.

Este é o caminho para o futuro. Uma geração ousada, sem fronteiras nem barreiras, com capacidades de aceitar a diferença, interagir com outras culturas e sonhar alto, mesmo sem sair de uma sala de aula.

New call-to-action

Tópicos: Partilhar | Valores para a Vida, Crescer | Crianças Felizes

Mariana Torres

Publicado por Mariana Torres

Helen Doron National Franchisor Portugal
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita