5 Acontecimentos que Mudaram o Mundo em que Vivemos - o Muro

Publicado por Mariana Torres em Agosto 20, 2019

1989, queda do muro de Berlim

O Mundo não pára; pelo contrário, é notória a aceleração da velocidade de mudança. Os nossos dias ganharam mesmo a designação VUCA, acrónimo inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity, características que marcam uma nova era que se instala apressadamente.

Novos desafios que exigem novas respostas: criatividade, rapidez e flexibilidade são determinantes no novo contexto em que nos movemos. Vivemos num "estado beta" permanente; quer isto dizer que, face à dimensão, à natureza e à velocidade da mudança, abandonámos “soluções finais” e abraçamos continuamente a evolução – um modo de constante adaptação.

Como chegámos até aqui? Quanto se transformou o Mundo nos últimos anos?

Para ilustrar esta profunda mudança, escolhemos 5 acontecimentos marcantes que são pontos de viragem na história da Humanidade, alterando definitivamente o rumo em que seguia o Mundo.

Embarquem connosco nesta viagem... 5, 4, 3, 2, 1, ação!

 

1989 – A Queda do Muro

É dos acontecimentos mais simbólicos do século XX: a queda do muro de Berlim e a consequente reunificação alemã. É o fim da URSS.

28 anos após a sua construção sob o manto da Guerra Fria, em 9 de novembro de 1989 o Muro de Berlim começa finalmente a ceder, derrubando a barreira física que dividia ao meio a cidade de Berlim, mas também representava a separação do Mundo em dois blocos: do lado de Berlim Ocidental, a República Federal da Alemanha (RFA) que formava o bloco capitalista encabeçado pelos Estados Unidos da América; do lado de Berlim Oriental, a República Democrática Alemã (RDA) aliada ao bloco socialista liderado pela URSS.

A “Cortina de Ferro” era mais do que uma fronteira patrulhada por militares com ordem para matar. Simbolizava o conflito latente entre duas visões distintas e antagónicas do Mundo – a Europa Ocidental e o Bloco de Leste – e o perpetuar do medo.

Beneficiando de uma onda revolucionária a Leste, a queda o Muro de Berlim é simbolicamente apontada como o fim da Guerra Fria. A sua destruição abre caminho à reunificação alemã, à abertura da Europa a Oriente e iria culminar na dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dois anos mais tarde.

Figuras proeminentes em todo este processo foram o último líder soviético, Mikhail Gorbatchov, com a sua “perestroika”, e o presidente americano Ronald Reagan que, num famoso discurso em 1987, lançou o repto:

"Mr. Gorbatchov, tear down this wall!"

A Queda do Muro é, portanto, um grito de liberdade, um claro sinal de paz e desígnio de prosperidade no Mundo.

 

30 anos de Mudança

Vivemos num Mundo Novo. Ao longo dos últimos 30 anos, foram derrubadas barreiras, alteradas fronteiras e abertos novos caminhos que conferem novos contornos ao Mundo.

Se o Mundo mudou tanto que requer novas atitudes, distintas aptidões e competências inovadoras, por que não muda também a forma de aprender?

Vamos abraçar a mudança?

New call-to-action

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia

Mariana Torres

Publicado por Mariana Torres

Helen Doron National Franchisor Portugal
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita