5 Acontecimentos que Mudaram o Mundo em que Vivemos - a Ciência

Publicado por Mariana Torres em Agosto 22, 2019

1999, Albert Einstein, considerado a figura do século XX pela Revista TIME.

O Mundo não pára; pelo contrário, é notória a aceleração da velocidade de mudança. Os nossos dias ganharam mesmo a designação VUCA, acrónimo inglês para Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity, características que marcam uma nova era que se instala apressadamente.

Novos desafios que exigem novas respostas: criatividade, rapidez e flexibilidade são determinantes no novo contexto em que nos movemos. Vivemos num "estado beta" permanente; quer isto dizer que, face à dimensão, à natureza e à velocidade da mudança, abandonámos “soluções finais” e abraçamos continuamente a evolução – um modo de constante adaptação.

Como chegámos até aqui? Quanto se transformou o Mundo nos últimos anos?

Para ilustrar esta profunda mudança, escolhemos 5 acontecimentos marcantes que são pontos de viragem na história da Humanidade, alterando definitivamente o rumo em que seguia o Mundo.

Embarquem connosco nesta viagem... 5, 4, 3, 2, 1, ação!

 

1999 – O Fim de um Século Intenso

O século XX mostrou, com intensidade, ao Mundo o horror e a beleza. Das terríveis guerras mundiais aos mais importantes avanços na ciência, na sociedade e na economia.

A Revista TIME elege o famoso físico teórico Albert Einstein (1879-1955) como a personalidade mais marcante deste século.

Reconhecido pela teoria geral da relatividade, um dos pilares da física moderna, o seu trabalho é também referência na filosofia da ciência. Einstein é mais conhecido na cultura popular pela fórmula de equivalência massa - energia E = mc². Recebe o Prémio Nobel de Física em 1921 pelos "serviços à física teórica", em particular a descoberta da lei do efeito fotoelétrico, passo fundamental na evolução da teoria quântica.

A escolha de Einstein como figura do Século XX não é, seguramente, pacífica. Porém, dá relevo à (r)evolução da ciência e o seu papel determinante na evolução do Homem e do Mundo. Num século dominado pela ciência, Einstein ensinou-nos a ver a natureza através da tecnologia. Quando pensamos num génio, é da cara deste proeminente cientista – que dizia não ser talentoso, apenas curioso – que nos lembramos.

No topo da lista da TIME constam nomes como Franklin Roosevelt, o quatro vezes presidente norte-americano que implementou o “New Deal” para fazer face à Grande Depressão e liderou os EUA até ao final da Segunda Guerra Mundial.

Ou o proeminente líder do movimento da independência indiana, Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi. Precursor da desobediência civil não-violenta (o “satyagraha”, princípio da não agressão), Gandhi levou a Índia à independência e inspirou movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo.

Do século XX transbordam ícones – figuras proeminentes que se destacaram em diversas áreas e que influenciaram o rumo dos acontecimentos, isto é, foram suficientemente audazes para serem a mudança que queriam ver no Mundo.

Apenas para nos recordarmos de alguns, sem nenhuma ordem em particular:

  • Os geniais Pablo Picasso, Alfred Hitchcock, Andy Warhol e Virginia Woolf, no campo artístico.
  • O legendário boxer Muhammad Ali, a tenista Billie Jean King ou o insubstituível Pelé, no campo desportivo.
  • O irreverente David Bowie, o genial Charlie Chaplin, a inesquecível Billie Holiday e a figura marcante de Marilyn Monroe, no campo do entretenimento.
  • O cientista pai do computador Alan Turing, a extraordinária Marie Curie ou Alexander Fleming, o pai da penicilina, no campo da ciência.
  • O explorador polar Ernest Shackleton ou o astronauta Neil Armstrong, no campo dos exploradores.
  • O carinhoso Nelson Mandela, o carismático Winston Churchill ou a determinada Margaret Thatcher, no campo dos líderes mundiais.
  • Os ativistas Martin Luther King, Gandhi e Madre Teresa.

À sua medida todos foram originais, obstinados e sublimes.

 

20 anos de Mudança

Vivemos num Mundo Novo. Um novo milénio despontou e nele já inscrevemos duas décadas de volátil, incerta, complexa e ambígua mudança que mostra novos mundos ao Mundo.

Se o Mundo mudou tanto que requer novas atitudes, distintas aptidões e competências inovadoras, por que não muda também a forma de aprender?

Vamos abraçar a mudança?

Inscreva um Futuro Líder

Tópicos: Explorar | Mundo & Companhia

Mariana Torres

Publicado por Mariana Torres

Helen Doron National Franchisor Portugal
Mais do que inglês, partilhar valores para a vida!

Subscrição Blog

Subscreva as notificações do blog Mais que Inglês, e receba na sua caixa de correio os últimos artigos publicados.

Helen Doron - Aula Gratuita